quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Seguuuuuuuuuuuuuuura o italiano - Parte 2

Olá amigos do blog Volta Voadora!
Primeiramente peço milhões de desculpas  por não estar colocando mais textos, mas me falta tempo até para respirar, devido ao intenso e recompensador trabalho, mas como promessa é dívida, vamos ao que interessa, ou seja, a continuação do papo sobre Alessandro Zanardi.

A parte dois foca na temporada de 1997 da CART (Ou Fórmula Mundial), onde vamos conferir no que que deu a saga do mito italiano, o mister Donuts, em terras americanas.


O ano de 1997 veio prometendo mundos e fundos a Zanardi, mais experiente, mais capaz, com um equipamento monstro ao seu lado, ou seja, a combinação perfeita do motor Honda, com os pneus Firestone e o chassi Reynard dava mais esperança ao piloto, além de ter uma raposa do mais alto gabarito ao seu lado, o estrategista e mestre nos ovais, o senhor Morris Nunn, tudo estava pronto para um ano avassalador, e assim foi, Zanardi teve um 1997 pra ninguém botar defeito, foi campeão com autoridade.
A temporada 1997 da CART sem dúvida nenhuma foi uma das mais fantásticas da categoria, a combinação de pilotos e equipes permitiu um certame do mais alto nível, com provas lendárias, como Detroit, Portland, Vancouver Elkhart Lake, Saint Louis, Milwaukee, Fontana... ah tempo bom...
Não vou perder o foco do texto e sair falando da CART, isso ficará pra um tempo mega especial que estou pensando em fazer, com fotos, vídeos e muita coisa bacana da época.
Voltando ao Zanardi e a temporada 1997, tudo começou bem pro italiano fazendo a pole no oval de Homestead, mas a vitória foi logo do Michael Andretti com chassi Swift, ah, nosso campeão foi o sétimo colocado na abertura do campeonato.
A segunda etapa do ano foi na Austrália, outra pole de Zanardi e outra não vitória, terminou na quarta posição, vitória de Scott Pruett naquele carro muito legal da Patrick\Brahma Sports Team! O fato triste é que foi a corrida em que Christian Fittipaldi sofreu aquele acidente seríssimo que quase o vitimou, digo triste pois foi um acidente muito sério e que por pouco...
http://www.youtube.com/watch?v=m2__G5FA3mY - Acidente pela Eurosport




E a vitória veio em Long Beach, as duas fotos são do fim de semana na Praia Grande. Ao lado do italiano, o brasileiro Maurício Gugelmin, que foi o segundo colocado.

PS:  Que saudade do traçado clássico de Long Beach...

Daí pra frente o campeonato ficaria imprevisível, pois vejam só, a prova seguinte, Nazareth, teve Paul Tracy como pole e vencedor.  Zanardi foi o décimo primeiro, o campeonato tinha Michael Andretti como líder do campeonato com 51 pontos.
No Rio de Janeiro a pole mais uma vez foi do canadense gorducho, na corrida, após um monte de confusão e uma frustração to tamanho da Rica Pancita do senhor Barriga por ter sido uma prova desastrosa para brasileiros, Bobby Rahal com uma parada a menos iria vencer a prova, eu disse que iria, mas(literalmente) ao apontar na longa reta de largada\chegada ficou sem combustível e Tracy acabou conquistando outra vitória, com isso acabou assumindo a liderança do campeonato com 65 pontos, Pruett tinha 61, Zanardi 55 e Andretti que era líder tinha caído pra quarto com 55 pontos.
O italiano só apareceu mesmo para despontar rumo ao título na prova de Cleveland, na décima etapa do campeonato que tinha Paul Tracy como líder, Zanardi era o quinto, mas a diferença era mínima, de 16 pontos(105 a 96), lembrando que a vitória dava 20 pontos, mais um ponto pela pole conquistada.
Tanto em Detroit, tanto em Portland, o italiano não foi tão combativo, coloco essas provas pois são lendárias para qualquer viúva e aqueles que querem conhecer um pouco mais dos fatos. Outra hora destrincho essas duas categorias ao falar de outro piloto super especial, mas digo que em Belle Isle Zanardi não completou a prova devido a acidente e em Portland até teve alguma chance liderando vinte e três voltas, mas acabou escapando da pista no trecho final da prova com os pneus slicks e terminou a corrida em décimo primeiro.
Após Clevelândia foi segundo colocado na prova seguinte em Toronto, vitória apertadíssima de um inspirado Mark Blundell que tinha um baita carro da Pacwest(ah se tivesse piloto nesse carro...) apenas a 0,694 de diferença. Vale ressaltar que a Penske pra 97 não tinha um carro melhor que o de 96 e 95, pois em pistas ovais de média e baixa velocidade o carro andava super bem,  já em ovais longos, mistos e circuitos de rua o carro não era lá essas coisas... tanto que em Toronto, Tracy foi o décimo colocado e seu companheiro, o lendário Al Unser Jr foi o vigésimo(a história desse homem deixa qualquer um triste, outra hora conto)
A US 500 foi a prova mantida de Michigan para a temporada 97, pois depois da cisão a CART não quis deixar seus pilotos correrem a Indy 500 pela IRL, para 96 tivemos duas provas em Michigan, a Michigan 500 disputada no mesmo dia(mas não no mesmo horário pois aí seria algo canalha demais das duas categorias) e para 1997 Saint Louis cumpriu esse papel...  e o que se viu até a metade das 500 milhas era uma corrida até parelha, pois o comum nessa época eram corridas chatíssimas que algumas vezes tinham finais monstruosos, como a de 95 que nem foi ruim por si só, foi boa até chegar no final, ou a de 94...enfim, outros tempos.
Voltando, Zanardi liderou 104 das 250 voltas, não liderou em seqüência, mas as últimas 31 voltas foram só dele.



    Ah que saudade disso... largada da prova de Michigan em 1997, com Pruett, Big Mo, Boesel, Vasser, Johnstone, Rahal, Zanardi, Herta, Ribeiro.

Vamos conferir a tabela de classificação abaixo:

1     Alex Zanardi               127
2     Paul Tracy                    -6
3    Gil de Ferran               -19
4    Michael Andretti          -24
5    Greg Moore                -32

O sinuoso circuito de Mih-Ohio foi o palco seguinte, mais uma pole com vitória do italiano de Bolonha, com isso, a situação dos rivais começava a ficar difícil com relação ao título.
Em Elkhart Lake tivemos uma prova costumeira em partes, disputada como sempre, mas com o adicional da chuva, o que deu uma animada geral nos ânimos, lembro que o SBT não conseguiu exibir a corrida ao vivo pois atrasou em mais de duas horas a largada, acabou que foi exibido em VT na madrugada acho que do sábado seguinte. (Acho que foi por aí que começou a se pensar em VT, que depois virou compacto em 1999). Com relação ao título, após Mid-Ohio o piloto tinha 27 pontos de vantagem aos demais e tudo levava a crer que isso se manteria... e manteve, mas não foi assim tão fácil, pois todo mundo teve dificuldade com a chuva, Arnd  Meier que o diga... me bate o carro de forma tão bizarra que consegue simplesmente passar por cima do alambrado e parar quase junto aos torcedores.
Sobre a corrida em si, vou dar destaque ao Dario Franchitti, que estava na sua temporada de estréia pela equipe Hogan naquele carro prata escuro, fazia uma prova de ataque, realmente dando tudo de si numa pilotagem lindíssima, saia de lado nas saídas de curva em quase todas as ocasiões, mas como todo bom novato, faz suas merdas, cagadas, besteiras, enfim... em uma bandeira amarela me saiu todo aloprado dos boxes com pneu slick, apontou na curva um, rodou e... BATEU! (EEEEEEEEEEEEE Franchitti)
Agora a corrida!
A pole foi de Maurício Gugelmin com Mark Blundell saindo ao seu lado, pode-se dizer duas coisas. Ou que o italiano estava quieto entre os cinco primeiros, ou que não se sentia tão confortável assim... mas já para o trecho final da prova, as Pacwest’s trocaram seus slicks por novos compostos enquanto Zanardi fica umas duas ou três voltas a mais na pista, foi o suficiente, com voltas assustadoras enquanto Big Mo e Blundell tentavam aquecer seus pneus permitiu ao italiano assumir a liderança e não perder mais, além de ver Blundell arrebentar seu motor Mercedes no trecho final da prova. Vale ressaltar que além de Big Mo em segundo, tivemos Gil de Ferran em terceiro e Christian Fittipaldi em quarto, ou seja, Dedê Gomez deve ter ido a loucura!!!

    Saindo para vencer!


    Aí está o carro de Franchitti para 1997. Hogan - Mercedes - Firestone - Reynard


Ah sim, Vancouver, essa versão que durou até a temporada de 1997 era simples porém desafiadora, com seus bumps, aquele curvão bizarro após o trecho de altiíssima velocidade, o túnel, a parte final do circuito(recomendo qualquer um a prestar a atenção em Michael Andretti correndo e abanando pra todo lado) teve sua última corrida neste ano e não poderia ter sido diferente do inusitado, Zanardi era pole com Rahal ao seu lado, Vasser e Andretti na segunda fila com Mo e Herta na terceira fila. Emoções prometidas, emoções cumpridas.
Nosso italiano teve um dia meio de Ayrton Senna em Adelaide 86(todo mundo paga pau mas eu acho aquela exibição do Ayrton digna de dó, errou tudo que tinha direito e ainda passou da conta, eu ein...), na volta 16 passou pelo hairpin sem fazer a curva, mas conseguiu voltar e perdeu muitas posições, pois seu motor morreu, sua missão era a de escalar o pelotão e assim o faz, um a um, vindo em ritmo de classificação em toda santa volta, fazendo uma ultrapassagem colossal em cima de Andretti no hairpin, mas com isso os riscos aumentam, até que a 18 voltas do fim errou no mesmo ponto e da mesma forma,  voltou em décimo, ainda me consegue chegar em quarto lugar,só que aprontou pra cima do Bryan Herta na última volta.
Mas o destaque além disso foi que no dia 31/08/1997 Maurício Gugelmin finalmente vence sua primeira – e única – corrida na CART, obviamente o momento foi super festejado, pois Big Mo até chegar a esse dia só tinha engolido sapos,  como em Detroit em que quase ganhou a corrida... mas tão quase que a meia volta do final ficou sem combustível... entre outros.

http://www.youtube.com/watch?v=5JQty-sRSs4 - Confira um resumo da corrida pelo SBT!
http://www.youtube.com/watch?v=BWFNrKaxixA - Matéria sobre a vitória do Big Mo!




    Outra bela pintura, dessa vez, a da Pacwest de Maurício Gugelmin.


A penúltima etapa da temporada foi no místico e inseguro circuito de Laguna Seca, só que antes de falar qualquer coisa, vamos ver como ficou a classificação da temporada após a prova canadense.
1                Alex Zanardi                 181          
2                Gil de Ferran                144   
3                Paul Tracy                    121   
4                Mauricio Gugelmin        115  
5                Greg Moore                 111 
6                Michael Andretti           108 
7                Jimmy Vasser               107      
8                Scott Pruett                    96 
9                Raul Boesel                    86           
10              Mark Blundell                79 

Ou seja, ainda tinha campeonato em Laguna!



    Somente este homem poderia bater Zanardi. Gil de Ferran e seu Valvoline - Honda - Reynard - Firestone da equipe Walker.


Sem desmerecer a Walker, mas, a chance era quase zero, afinal, o carro era muito bom sim, mas a equipe era bem fraca na estratégia, uma KV da vida atualmente, sem contar que Gil teve um ano constante, deixou a agressividade dos outros anos de lado e foi brilhante, sempre terminando as corridas bem posicionado, tanto que foi para a California não tendo vencido nenhuma corrida no ano.
 Vamos pra Laguna, Bryan Herta foi o pole, mas vamos ao que interessa, Gil precisava tirar 19 pontos do italiano para Fontana, ou seja, era vencer e Zanardi me terminar pra lá de décimo, algo impossível, e assim foi, terminando em terceiro foi campeão por antecipação da temporada, muita festa, champagne, luzes, fotos, entrevistas e um italiano feliz da vida!!!!!!


Mas ainda tinha uma prova... Fontana, que estreava no certame, um circuito similar a Michigan, um pouco menor em largura, mas isso não importa, o que importa foi o que vou contar a seguir, sem contar que o circuito é do Roger Penske.

Durante os treinos livres, talvez pela junção de falta de acerto com a pista fria, Zanardi perde o controle do carro e bate violentamente no muro, sendo que nem foi autorizado a correr, sendo substituído pelo holandês voador Arie Luyendyk.
Arie Luyendyk  foi chamado as pressas para correr, tanto que nem fez a qualificação, ou seja, saiu de último, fazia uma prova até que boa, mas se acidentou no fim da corrida com Arnd Meier, quando o alemão perde o controle do carro e Arie não teve o que fazer, em um dos acidentes mais feios da temporada.


    
Pessoal da Indy Car Series... vejam essa configuração e melhorem o carro para os ovais, por favor.
Sobre o fim de semana, aquele clima de encerramento imperava legal, a não ser para a Pacwest, que me coloca Maurício Gugelmin na pole de forma avassaladora, superando os 400km/h

    
Convertam em quilômetros e vão ver quão assustador foi a volta do Big Mo! Até o ano 2000, foi a volta mais rápida em um circuito fechado do mundo.
Como eu disse, a Pacwest não estava pra brincadeira, pois a vitória acabou ficando com Mark Blundell.
Abaixo confiram a classificação final da temporada!
1                Alex Zanardi                  195          
2                Gil de Ferran                  162           -33 
3                Jimmy Vasser                144            -51 
4                Mauricio Gugelmin         132           -63 
5                Paul Tracy                     121           -74 
6                Mark Blundell                115           -80 
7                Greg Moore                  111           -84 
8                Michael Andretti            108           -87 
9               Scott Pruett                    102           -93 
10              Raul Boesel                     91         -104 
11              Bryan Herta                     72        -123 
12              Bobby Rahal                    70        -125 
13              Al Unser, Jr.                    67         -128 
14              Andre Ribeiro                  45         -150 
15              Christian Fittipaldi            42         -153 
16              Parker Johnstone             36         -159 
17              Patrick Carpentier           27         -168 
18              Adrian Fernandez            27         -168 
19              Roberto Moreno             16          -179 
20              Gualter Salles                  10          -185 

E assim terminou a temporada de 1997, agora eu vou dar a minha opinião, pois foi uma temporada absurda, com corridas monumentais, como Milwaukee, Detroit, Portland, Vancouver, entre outras, sem contar o line-up, até os pilotos ruins tinham carisma. O acidente horrível de Christian Fittipaldi me assustou muito e vê-lo vivo depois foi algo incrível. Greg Moore vencendo sua primeira prova mostrava que ele era sim um piloto especial e muito mais do que o atrapalhado piloto versão 1996. Outras surpresas foram os brasileiros Gil de Ferran e Maurício Gugelmin, que discretamente levaram seus carros a excelentes posições no fim da temporada. Um ano magnífico... e 1998 seguiu a risca!

E 1998 começou, lembro bem o temor do El Niño e suas chuvas com ventos que pareciam coisa de cinema, assustou legal. No automobilismo vivíamos um momento estranho, na Fórmula 1 Jacques Villeneuve tinha sido campeão em 9, o Brasil vivia um momento fraco com Rubens Barrichello tentando fazer algo na Stewart, na CART nossos pilotos mostravam bons serviços mas faltava fazer frente, em compensação, o maior piloto brasileiro de todos os tempos humilhava... falo de Marco Greco que foi terceiro colocado na IRL em 97, algo incrível, tanto que isso não serviu pra absolutamente nada... continua esquecido em algum lugar.

Voltando para 1998, vamos a uma prévia do que poderia acontecer para a temporada da CART.
1 – As equipes pareciam mais próximas, a Newman Haas parecia que vinha com força máxima, tanto com Fittipaldi, tanto com Andretti, a Forsythe prometia muito, mas quem parecia vir com força mesmo era a Pacwest, que após um ano glorioso, parecia que vinha realmente pra ser a grande força da Mercedes, sem contar a Walker, que apesar dos pneus Goodyear, tinha como meta manter o ritmo do ano anterior, sem contar, a Rahal que estava doida pra entrar na brincadeira... e óbvio, a Ganassi.

2 – O item acima foi com equipes que mantiveram seu line-up, a não ser a Forsythe que contratou Patrick Carpentier para o segundo carro, após um ano muito bom na Bettenhausen no ano de estréia. Agora vou falar de dois times que tiveram mudanças, primeiro a Penske que após um ano esquisito, onde com Paul Tracy ia muito bem nos ovais curtos, já nos mistos era carro de meio de grid e com Al Unser Jr. não ia bem em lugar nenhum – repito, a história desse homem é de fazer chorar – pois para 98 o Roger Penske resolveu inovar na aerodinâmica, implantando um carro com bico de tubarão, copiando legal a Fórmula 1, que era usado por todas as equipes da categoria do tio Bernie, já nos EUA... e aviso... foi um desastre, sem contar que trouxe André Ribeiro para pagar mico, pois segundo consta, após Fontana 500, o tio Penske chegou em André e perguntou "Você quer um carro que NÃO quebra?" Que dó...

    Um híbrido F1 x Cart é igual a isso... um desastre!

A equipe Green, que mandou Parker Johnstone virar comentarista e trouxe Paul Tracy que teve seu auge de macacadas com o promissor e velho conhecido atualmente mas que na época não era tão famoso assim, o escocês Dario Franchitti... Barry Green teve um ano feliz da vida, pois enquanto um xingava em canadense, o outro xingava em escocês, quem viu Saint Louis e Houston(principalmente a última sabe  o que digo). A Patrick Racing dispensou Raul Boesel e contratou o mexicano Adrian Fernandez, que sofreu na Tasman com chassi Lola no ano anterior, mas sofreu de forma digna e foi premiado em andar com um bom carro, e fechando, a Bettenhausen perdia Patrick Carpentier, mas trazia Helio Castro Neves, que na época tinha o nome separado mesmo!


O que aconteceu em 1998?
Como foi nosso piloto campeão?

Vamos ver isso na próxima parte deste especial!
Mais uma vez quero pedir desculpas pela falta de tempo em me dedicar, mas conforme for, vou montando e colocando aqui para contar um pouco mais da história do automobilismo!
Um abraço a todos, fiquem com Deus e até a próxima.
Facebook: Duhílio de Menezes



Nenhum comentário: