quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Histórias da F1- Capítulo 1: Quando a Mclaren foi mais aplaudida que a Ferrari em Monza 2


16
Senna roda na Inglaterra. Um erro que custou pontos preciosos...
Seguindo a saga de gigantes para a prova de Monza 1989, lembremos como o campeonato chegou em Monza;
  1. Alain Prost – 62 pts
  2. Ayrton Senna – 51 pts
  3. Nigel Mansell – 38 pts
  4. Riccardo Patrese –25 pts.
Com essa vantagem, Prost ainda não estava tranquilo. Sabia que além de todas as questões técnicas, sabia que Senna nunca desistiria de buscar o Bi campeonato. E enquanto conseguia essa retomanda no campeonato, costurava um acordo que era provavelmente à epoca, um dos maiores da história da F1;
30
Dois pilotos, duas equipes de mecânicos, engenheiros que não se falavam, rádios sem comunicação entre cada equipe. Essa era a McLaren em 1989.
A Ferrari ainda estava retomando o rumo; Enzo Ferrari havia morrido pouco mais de um ano antes; e tecnicamente estava em um bom momento; Naquele ano havia lançado o carro desenhado por Jonh Barnard, com formato de garrafa de Coca cola, bico de pato, e o câmbio semi-automático, desenvolvido pelo Super Sub Roberto Moreno, e que Mansell teve que usar uma luva de cada cor, para entender como funcionava…
A dupla Berger e Mansell era uma a mais forte da categoria, fora a da McLaren. O carro era bom, precisava de um toque de um professor para desenvolver e… opa, PROFESSOR? Pois é, Alain Prost flertava com a Ferrari desde o episódio de Ímola, conversara muito tempo em Paul Ricard, e chegava em Monza praticamente acertado. Via-se um Prost relaxado além do comum. Até que na quinta feira a noite, a imprensa que estava no circuito, recebeu um press release (impresso pessoal, internet naquela época era algo bem futurista) que a Ferrari daria uma coletiva na quinta feira pré GP;
Nigel Mansell 1989 Ferrari2
Nigel Mansell em Monaco. Esse tinha contrato para 1990...
Gehrard Berger 1989 Ferrari
...ao contrario de Berger, aqui fazendo a curva 1 de  Suzuka. 

Mansell tinha contrato para 1990. Berger, apesar de ter recuperado um bom ritmo após o susto da Tamburello, tinha o contrato acabando… Então, a notícia estourou: Alain Marie Pascal Prost, bi campeão mundial, O professor, era piloto Ferrarista por tres temporadas! Jornais vendendo, carros mais ainda, e a possíbilidade real de ele chegar com o numero 1 para a carenagem rossa, algo que não era visto desde 1980! Obvio que Prost virou o queridinho da itália, enquanto Senna e a McLaren foram pegos de surpresa. Não li nada a respeito, mas com certeza Senna deve ter tentado usar isso a seu favor, mas Ron Dennis sempre foi muito imparcial e deixou a situação 50% para cada lado…

E no fim de semana, para variar Senna largava na Pole; vejamos o grid, Fonte Wikipédia:
PosNoDriverConstructorQ1Q2Gap
11Brazil Ayrton SennaMcLaren-Honda1:25.0211:23.720
228Austria Gerhard BergerFerrari1:24.7341:24.998+1.014
327United Kingdom Nigel MansellFerrari1:24.7391:24.979+1.019
42France Alain ProstMcLaren-Honda1:25.8721:25.510+1.790
56Italy Riccardo PatreseWilliams-Renault1:26.1951:25.545+1.825
65Belgium Thierry BoutsenWilliams-Renault1:26.1551:26.392+2.435
730France Philippe AlliotLola-Lamborghini1:27.1181:26.985+3.265
819Italy Alessandro NanniniBenetton-Ford1:27.1621:27.052+3.332
920Italy Emanuele PirroBenetton-Ford1:28.3671:27.397+3.677
104France Jean AlesiTyrrell-Ford1:27.399+3.679
1111Brazil Nelson PiquetLotus-Judd1:28.1351:27.508+3.788
127United Kingdom Martin BrundleBrabham-Judd1:27.6271:27.637+3.907
1329Italy Michele AlboretoLola-Lamborghini1:28.5861:27.803+4.083
143United Kingdom Jonathan PalmerTyrrell-Ford1:29.1871:27.822+4.102
1523Italy Pierluigi MartiniMinardi-Ford1:28.3971:27.923+4.203
169United Kingdom Derek WarwickArrows-Ford1:28.0921:29.031+4.372
1722Italy Andrea de CesarisDallara-Ford1:28.1291:28.180+4.472
1816Italy Ivan CapelliMarch-Judd1:31.9691:28.430+4.710
1912Japan Satoru NakajimaLotus-Judd1:28.7691:28.441+4.721
2021Italy Alex CaffiDallara-Ford1:28.5961:28.708+4.876
2126France Olivier GrouillardLigier-Ford1:28.6691:29.537+4.949
2237Belgium Bertrand GachotOnyx-Ford1:28.6841:29.058+4.964
2325France René ArnouxLigier-Ford1:28.6851:28.843+4.965
2417Italy Nicola LariniOsella-Ford1:29.2651:28.773+5.053
2515Brazil Maurício GugelminMarch-Judd1:29.1921:28.923+5.203
2624Spain Luis Perez-SalaMinardi-Ford1:29.5921:29.293+5.573
2710United States Eddie CheeverArrows-Ford1:29.8841:29.554+5.834
2838Germany Christian DannerRial-Ford1:32.0741:31.830+8.110
2939France Pierre-Henri RaphanelRial-Ford1:36.295+12.575
DSQ8Italy Stefano ModenaBrabham-Judd


Durante a prova, Senna e Berger abrem, com Mansell e Prost lutando pela terceira posição, com o frances conseguindo a posição, na volta 21.Conhecendo Ayrton, mesmo com a desvantagem que tinha, Prost aperta o ritmo. A mesma tatica de Monaco 1988. Apesar de vacinado, Senna cai parcialmente. Porque Parcialmente? Porque ele controla a distancia, mas não conta com outra falha de sua parte no batalhão técnico: A usina Honda estava querendo lhe deixar na mão…
O fim da História amanhã, no Volta Voadora!

Nenhum comentário: