domingo, 19 de agosto de 2012

Olá a todos e... "MAIS UMA VEZ PIQUET"


Olá a todos os amigos leitores do blog "Volta Voadora", criado pelo meu amigo Roberto Taborda, a partir de hoje(na verdade ontem), eu, Duhílio de Menezes passo a escrever sobre automobilismo e em breve, como meu amigo gremista já colocou, vem novidades e espero que gostem pois é algo que eu penso a muito tempo e nunca tive como idealizar e numa conversa com o criador deste blog, vi que era algo possível e hoje digo com firmeza que vai acontecer!  Como diz o homem do baú "AGUARDEEEEEEM"

Antes de começar, eu quero deixar uma coisa bem clara, não sou o cara mais sábio do automobilismo, do esporte a motor e nem de nada da vida, também não sou do tipo que não aceita sugestões, erro demais, portanto, desde já eu agradeço a aquele(s) que forem me ajudando, corrigindo, me mostrando mais coisas, acrescentando, pois pra mim, a vida é uma troca de idéias onde aqueles que querem aprender buscam mais e mais, portanto, se eu cometer erros(e vou), peço desculpas desde já.

Bom, já escrevi em outros locais, mas nada sério, desta vez quero fazer diferente, quero realmente poder escrever e poder debater sobre algo pelo qual somos apaixonados, o mundo da velocidade e desde já começo pelo grande fato da semana, o aniversário de 60 anos Nelson Piquet Souto Maior, aquele que entrou pra história não só da Fórmula 1, mas do mundo a motor em geral, seja por ter sido um piloto dos mais técnicos, um mestre da arte de "setupear" um carro de corridas, como pelo seu jeitão debochado, independente de ter gente que o ache mau-humorado(na minha humilde opinião foi um dos caras mais engraçados se não o mais engraçado da F1) é um dos monstros sagrados do automobilismo e é falando sobre tal que faço minha estréia no blog "Volta Voadora".
Quando eu era pequeno, o odiava, depois com o tempo, lendo frases como a clássica que diz que o Nigel Mansell tem duas mulheres feias e tal, fui entendendo, compreendendo esse lado mais escrachado, ainda mais que hoje em dia eu sou assim(não muito).
A história de Nelson, que infelizmente não é tão difundida assim na grande "massa" (Não interpretar Felipe Massa) tem pontos super geniais, como quando campeão do dificílimo campeonato da Fórmula Super Vee em 1976 quando não tinha o melhor equipamento, mas pelo seu conhecimento de mecânica e saber acertar carros, conseguiu se sobressair e levar o caneco, ou no seu começo de carreira na Ensing, disseram "Aposto meu dinheiro, com quem quiser, que Nelson Piquet será campeão mundial em três anos."  dito e feito!!!!!!!









Correndo de Fórmula Super Vê(não sei qual pista é), na foto temos Maurício Chulam, Nelson Piquet e , Alfredo Guaraná Menezes.





Carro da Ensing na estréia em corrida na F1, em Hockenheim 1978, prova vencida por Mario Andretti de Lotus.


Não vou montar e nem é minha intenção fazer uma biografia do cara, mas sim homenageá-lo e sei que isso é muito pouco, mas é feito por alguém, que como o próprio disse sobre si mesmo "Eu tenho mais gasolina do que hemoglobina no sangue", mas vale ressaltar que sua passagem pela Brabham foi sensacional, desde sua primeira vitória no modorrento G.p de Long Beach 1980 até a conquista do bi em 1983, mas vou pular esse pedaço e sei que muitos vão querer me matar, mas é por uma boa causa.

Vamos até sua passagem pela Williams, nos anos de 1986 e 1987, pilotando os magníficos carros FW11 e FW11B, ambos equipados pelos assustadores motores japoneses da HONDA que no ano seguinte iriam para a McLaren e todos nós sabemos no que deu, pois foi uma sequência de 87, não foi de 86 pois não conseguiu ser campeã do mundo, mesmo tendo o melhor carro, perdeu pra McLaren de Alain Prost em um dos gp's mais incríveis e até insanos da história, o sempre maluco Grande Prêmio da Austrália, na época, em Adelaide.


E não só por isso o ano de 86 ficou marcado, mas logo na primeira corrida da temporada felicidade tremenda ao vermos uma dobradinha brasileira no saudoso autódromo de Jacarepaguá, com Piquet como vencedor e Ayrton Senna na mítica Lotus negra da John Player Special em segundo. (Só de imaginar a euforia... pois eu nasci em 1987).


Outro momento, sem dúvida um dos mais especiais da história da Fórmula 1 aconteceu na Hungria, logo no primeiro ano da F1 em Hungaroring, aconteceu uma das ultrapassagens mais belas da história do esporte a motor, definida por Sir Jackie Stewart como um "Looping feito por um Boeing", sim meus amigos, estou falando do duelo Senna x Piquet que resultou naquele drift que coloca qualquer amante de Need For Speed Xuning no chinelo sendo amassado como Barata rezando pra não morrer ali mesmo (E não morre...) sem contar o famoso gesto super amigável após a manobra.


Já em 1987, como dizemos no Rio de Janeiro(saudade das praias...) a equipe inglesa mais "cascuda" veio com um carro igualmente absurdo, com a HONDA ao seu lado e dois pilotos sedentos depois do "mico" do ano anterior.
E o ano de meu nascimento começou de forma dura pro brasileiro, em casa, foi segundo colocado com Prost e sua McLaren Tag Porsche, na prova seguinte em Ímola o momento mais tenso então da carreira, na curva Tamburello chocou violentamente seu carro contra o muro nos treinos, a pancada foi tão intensa que o carro chega a levantar, no domingo Nelson estava comentando a corrida pela tevê italiana, mas sua situação nãoestava boa, a começar por esta frase dita por ele mesmo:  "Depois desse acidente, minha visão nunca mais foi a mesma, e eu perdi uma parte da noção de profundidade", sendo que nem de longe chega no que ele passou pós Indianápolis 1992, aquilo só não o matou por um milagre de Deus, na ocasião, Piquet teve de passar por cirurgias para recuperar seus membros inferiores, tomou doses e doses de remédios(drogas) para suportar as dores, enfim, em um outro post eu falarei deste momento, assim como da sua passagem pela Brabham e outros fatos de sua carreira, prometo, tá? Agora tira o bico e essa cara de bunda e segue a leitura.

Sem dúvidas nosso campeão teve dificuldades não só nas pistas, mas consigo mesmo, teve de se superar pra conseguir o caneco, tendo que usar até mesmo de artimanhas pra chegar a tal feito, e tal feito foi obtido em Suzuka no Japão com Mansell... sendo Mansell, batendo também de forma violenta nos treinos, chegando a desmaiar, com isso, foi vetado a correr e Piquet foi declarado tricampeão de Fórmula 1 e Mansell no máximo o que fez foi pegar o avião e voar para a Inglaterra pois estava com a esposa grávida e nem correr na Austrália foi, o italiano Riccardo Patrese fez sua estréia na equipe substituindo o Leão, que rugiu demais e acabou tendo que miar no fim do ano.
Review da BBC sobre a temporada de 87.
Acidente em Ímola



Melhores momentos do Gp do Japão 1987 - Título de Piquet


Acidente de Mansell em Suzuka - Ímpeto demais... o ímpeto de sempre.

Claro que se aproveitou da fragilidade de Mansell em não saber controlar sua agressividade e correu de forma categórica para um dos títulos mais espetaculares da história, superando a si mesmo e a Williams que queria ver o inglês campeão a todo custo. Em Monza, Piquet passou a usar a suspensão ativa, fez a pole e venceu, na prova seguinte o Leão passou a usar a tecnologia, mas seu desempenho não foi bom, então a Williams tirou com a alegação de que não estava certo do desenvolvimento do apetrecho, sendo que partir daí deixou a equipe deixou coisa ser resolvida entre os dois pilotos. 

Enfim, se quiser mais detalhes, leia textos mais aprofundados sobre esses momentos, garanto que vai saborear cada palavra, imagem, som, enfim, tudo que tiver de ser.


Esses são meus momentos preferidos da carreira do Piquet, eu poderia ter escolhido outros, como sua passagem pela Benneton, suas vitórias como no Japão, Austrália e Canadá, mas repito, não é uma biografia e sim uma singela homenagem a um dos caras mais inteligentes que o automobilismo já teve.


Pra fechar, ontem pela Nascar Camping World Truck Series, Nelson Piquet Jr venceu a prova de Michigan válida pela categoria, como estou sem tevê a cabo eu não pude assistir, mas quem viu diz que foi uma vitória espetacular e sua comemoração foi emocionante, vale lembrar que devido ao aniversário de seu pai, o piloto correu com um capacete com o nome "Piket" pois foi assim que Nelsão começou sua carreira no mundo a motor, escondido dos pais pois seu pai queria que ele fosse tenista. Como sempre digo, tem coisas que não tem como explicar, apenas ver e saborear o momento, aliás, foi tão absurdo, que nos treinos livres o piloto fez nada mais, nada menos do que o segundo melhor tempo da história da categoria no circuito, sendo no vácuo, mas isso não importa.



Capacete usado por Piquet que virou Piket.

Nada mais a acrescentar a não ser muito obrigado, mesmo eu não tendo visto seu feitos ao vivo, o admiro pela sua sagacidade, inteligência, ironia e bom humor mesmo nos momentos mais difíceis.

Obrigado por tudo Nelson Piquet, você é o cara!!!!!!!!!!!


















Duhílio de Menezes.

PS: Meu carro favorito da carreira de Piquet na F1 é este...
Brabham BT 53 motor BMW, não andou muito... pena.
















Bônus: Algo que vou fazer com costume é deixar aqui alguma música, pois eu sou um viciado nisso e não vivo sem ao menos uma vez ao dia ligar alguma coisa que faça barulho de música... e a de hoje é uma OST (Original Sound Track) do jogo Gran Turismo, e como Piquet é Rock and  Roll, nada mais justo, além da versão de Gran Turismo 4, que tem menos teclados, e que é igualmente sensacional.

Kiss you and goodbye (Parece que é Satriani na guitarra com Jon Lord e seu Hammond, lembrando que já tocaram juntos no Deep Purple, pena não terem feito nada fora... acho que teria sido sensacional).





Versão GT1












Versão GT4

3 comentários:

Roberto Taborda disse...

Seja extremamente bem vindo amigo Duhílio de Menezes!!!

Anônimo disse...

Eu é que agradeço o convite meu amigo. Espero que juntos possamos desenvolver um ótimo trabalho, e sei que vamos! :)

Juanh disse...

Recuerdo el día del debut de Piquet con el Ensign N177, auto que me gusta mucho y que venía sigueindo en esos años. Lo manejaron Regazzonni, Tambay, Ickx, Daly, Leoni, Ongais, Piquet y algunos más.
Abrazos!