segunda-feira, 20 de agosto de 2012

IL DOTTORE

                                                     
















Ele resolveu voltar a Yamaha... e agora?
     
"Será que minha hora está chegando?"

Será que isso passa na cabeça do "The doctor" nesse segundo semestre deste ano?
E é óbvio que falo de Valentino Rossi e seu momento de decisão, não a curto prazo, mas sim a médio longo prazo e que é a mais difícil na carreira de um esportista... a hora de se aposentar.
Por falar nisso, por outro lado Casey Stoner tomou essa decisão de forma tão abrupta que ainda não caiu a ficha e sei que em milhões de pessoas acontece a mesma coisa e custa acreditar que o aussie vai sair no fim do ano, mas com a sua esposa Adriana(que é brasileira), a filha do casal que se chama Alessandra, as perdas trágicas de Marco Simmoncelli na Malásia no ano passado e a de Shoya Tomiizawa em Imola 2010, o jovem que fará 27 anos no próximo dia 16 de Outubro diz não ter mais paixão em seu anúncio oficial e não vai mais pilotar após o término desta temporada, em contrapartida Rossi é seis anos mais velho, ou seja, nasceu em 1979.
Confira a matéria e o vídeo oficial em que Stoner anuncia sua aposentadoria aqui, créditos ao site australiano "The age".


Comparando ambos, eu vejo uma clara diferença de responsabilidades, Stoner quer cuidar do filho, da esposa, viajar pelo mundo, fazer coisas normais de pai, enquanto Rossi quer ainda mais um ano, pois tem seu prestígio de multi-campeão, quer tentar não sair por baixo, quer tentar quem sabe uma última vez levantar sua estima, sua força, já que declarou também que se no ano que vem não vencer na Yamaha,  nem volta pra 2014 e mesmo após dois anos muito difíceis na montadora italiana, onde foi contestado e claramente desanimado, insiste e quer mais uma tentativa, que provavelmente é a última, no ano que vem, sendo companheiro de Jorge Lorenzo, o mesmo que a montadora japonesa optou por investir e fazendo assim Rossi sair da Yamaha em 2010 e vai voltar com o "pirulito man" mais fortalecido, como campeão de 2010 e reconhecidamente um piloto extremamente agressivo.
                                                             















Parecia que iria dar certo.

Pra quem não sabe, o piloto italiano tem nove títulos mundiais de motociclismo, pilotou nos dois últimos anos pela Ducati, algo que era visto como um sonho, uma montadora italiana com um piloto italiano, mas (a comparação é mega porca mas vou fazer assim mesmo) assim como Ivan Capelli na Ferrari em 92, nada além de um fiasco geral, um fracasso que pode ser explicado e é explicado de forma até bem simples, pois a Ducati não é uma montadora grande como Honda e Yamaha, pelo contrário, é pequena, com poucas vendas de suas motos em comparação com as duas citadas - isso pois não tem mais a Suzuki - pois seu mercado é mais voltado para motos mais potentes, sem contar que Rossi sempre teve tudo montado ao seu redor, seja na Honda ou na Yamaha, sempre teve as coisas a sua maneira, ao seu estilo e quando teve a Desmosedeci 11 montada, deve ter achado que fazendo o seu de sempre bastava, mas não bastou... mas ok, primeiro ano a gente sabe que deve dar um desconto pois não é sempre que se chega numa casa nova e você se adapta, a não ser que você seja o próprio Rossi chegando numa Yamaha em 2004 que parecia estar nas últimas com o mundo o chamando de maluco, pois pilotava pela Honda que era quem mandava no faroeste da Moto Gp  e tinha tudo na mão, o melhor equipamento, o melhor "staff", o melhor conjunto, tudo do bom e do melhor, aí quando foi pra Ducati deve ter pensado "Se fiz uma vez, faço de novo", tanto que a versão 2012 da Desmosedeci, a Desmosedeci 12 não correspondeu muito, até parecia melhorar no começo do ano mas... mais um fiasco, e como Rossi não tem 27 anos como o Stoner, pulou fora.
Coisa que aliás o australiano não gostou nem um pouco e disse que a atitude foi "desagradável" e que não se esforçou em pról da Ducati.


                                                         














Stoner x Rossi - Austrália 2009


  Essa foto só vale se for grande mesmo, pois essa pintura branca é absurda. Usada em Phillip Island 09.

Fiz a comparação com Capelli - Ferrari em 92 e vou comparar mais uma vez ao time vermelho sangue da F1, só que a comparação é um pouco mais adaptável, pois falo de Michael Schumacher agora... foi pra Ferrari em 96 como bicampeão do mundo pela Benneton, tudo bem que em 95 a Williams era mais carro, mas sair de um time estruturado, com Flavio Briatore como Rei da cocada preta, que mandou e desmandou e ir pra uma Ferrari que tava pior que a casa da mãe Joana?
Sim, mas ele não foi bobo, levou Ross Brawn que nem cabelo branco tinha na época, tinha cara de quarentão professor de faculdade que nas horas vagas adora ser hacker na internet, tirou Rory Byrne da aposentadoria, soma-se isso ao fato de já ter um Jean Todt e aí a magia(ummmmm) foi sendo feita, mas não foi do dia pra noite, precisou de um 96 meio sabático pra em 97 disputar o título, mas isso se deu ao fato da Ferrari ter tido condições pra se estruturar(digo, arrumar o puteiro) pra trabalhar decentemente e dar o retorno necessário para que Michael pudesse disputar o título, que só veio no ano 2000, mas daí pra frente, sabemos o que aconteceu...

Ferrari em duas partes abaixo:


Filho italiano ferrarista insano: "Mãe, olha só, eu ganhei um postal da Ferrari... e do CAPELLI!"
Mãe que não está nem aí "Ah... que bom filho"

Depois de um tempo, a mãe lembra do postal no momento da foto abaixo em um telejornal tipo Jornal Nacional, suponhanos que um "Jornálico Naccionali" versão Lasanha quatro queijos.


Mãe olha pro filho com a maior cara de pau e pergunta "Esse é aquele do postal, meu filho amado e adorado?"
Filho "..." e chora na cabine a direita.

Parte dois (sem diálogo idiota)


















PS: A primeira foto é em Melbourne, abertura do ano 2000 da F1, já a segunda, em Suzuka no Japão, na decisão do campeonato e nem preciso dizer o que aconteceu.

                                                           

Acima falei de Rossi ter tido por anos de sua carreira as coisas feitas a sua maneira, o que não é demérito, pois isso foi conquistado devido ao seu talento, a sua condição de piloto agressivo e ao mesmo tempo técnico, soberbo, soberano, pois por quantas vezes Rossi lá na época da Honda / Yamaha era cruel com seus adversários? Chegava ao cúmulo de passar várias voltas em segundo lugar "cozinhando" e aguardando, apenas aguardando, para no momento final, nas últimas voltas, até mesmo na última, como um boxeador que consegue um golpe certeiro, sendo no queixo ou na boca do estômago( golpes que aliás não são nada agradáveis de receber mas que são eficazes em derrubar o oponente), ou seja, apenas uma tentativa e pronto, recebia a bandeirada em primeiro lugar com louvores de gênio, ou quando disputava por voltas a liderança ou segundo, terceiro lugar(não importa), com um ímpeto de dar medo, assim era principalmente com Sete Gibernau, onde talvez tenha vivido seus pegas mais alucinantes, como o gp de Phillip Island em 2004, quando ambos protagonizaram um duelo de tirar o chapéu em que até meu pai, que não é lá muito ligado em motos assistiu com os cabelos em pé. (Sem esquecer Rossi x Stoner em Laguna Seca 08)

O que quero dizer é que Rossi no seu auge foi um piloto capaz de passar por cada situação e saber tirar proveito, seja estando em primeiro com bastante vantagem pro segundo colocado, como tendo que escalar o pelotão andando em ritmo de classificação por várias e várias voltas seguidas, mas isso foi quando tinha um nome forte por trás, uma montadora capaz de ter o retorno financeiro quase que imediato e manter um "staff" onde pode usufruir de toda a infraestrutura possível e imaginável pra fazer o que quiser na "motoca", coisa que nem de longe passou perto na Ducati.

Momento "números e nada mais"

Não vou colocar aqui seu desempenho pela Aprillia na 125cc e na 250cc, apenas os dados da Moto Gp(antiga 500cc), ou seja, desempenho de Honda, Yamaha e Ducati.

Rossi estreou no ano 2000 na antiga 500cc no gp da África do Sul pela Honda, foram dois anos de 500cc, foi campeão em 2001,  nesse tempo venceu treze vezes e fez 534 pontos.

Quando as motos de 500cc saíram e entraram as de 800cc e as 1000, Rossi fez 2002 e 2003 pela Honda, sendo tricampeão, totalizando nos dois anos a marca de 712 pontos com vinte vitórias.

Em 2004 começou sua era na Yamaha e logo no ano de estréia sendo campeão, ficou na montadora até 2010, totalizando a absurda marca de 2071 pontos, com um total de 56 vitórias, uma marca que chega a ser anormal.

No ano de 2011 Rossi foi para a italiana Ducati, no primeiro ano conseguiu a incrível façanha de... um pódio, na estréia no Qatar, foi o sétimo no campeonato com 139 pontos, seguindo neste ano de 2012, Rossi conseguiu outro pódio e ocupa a nona posição com 91 pontos.

Mais uma vez vou puxar o Casey Stoner para esta coluna e vocês vão entender a razão... Stoner pintou e bordou quando andou na mesma Ducati, foi campeão em 2007 e mesmo nos anos seguintes não tendo moto capaz de andar na frente das Honda's e Yamaha's, foi capaz de desempenhos monstruosos, sem contar que vê-lo andando em Phillip Island é um convite a ficar maravilhado com sua atuação, em que parece que é seu último dia de vida andando insanamente, colocando a moto de lado nas curvas e tracionando de forma super agressiva, ou seja, ele teve de se adaptar a Ducati, não a montadora a ele.

Não estou dizendo que Rossi é mimado e Stoner o fodão, não, pois ambos tem uma história rica na Moto Gp, óbvio que a de Rossi é infinitamente maior, afinal, estamos falando de um cara que no seu primeiro ano de classe principal foi vice campeão nas 500cc, sua história vale um livro, só que em compensação eu jamais vou desmerecer Stoner.

O momento de Rossi é de clara reflexão sobre o que fazer, como fazer, de que maneira fazer para 2013 na Yamaha, pois ele chegou a aceitar a condição de ser o segundo piloto, de ser aquele que vai correr em prol da equipe e não de si mesmo, de lutar pelo título, mas de somar mais pontos possíveis para a montadora enquanto o primeiro piloto corre livremente para disputar o título, e se preciso for, o italiano já disse que fará isso pro espanhol Jorge Lorenzo... uma posição estranha em se tratando de Vale.

Eu poderia escrever muito mais mas ficaria dando voltas, voltas, voltas e mais voltas acabando no mesmo lugar, prefiro parar por aqui e esperar ver no que que vai dar, sinceramente quero ver Vale andando na frente, disputando roda com roda as primeiras posições, principalmente a primeira, pois como eu disse no facebook outro dia  quando assinou com a Yamaha"Ele não é piloto de fim de grid", espero mesmo que consiga dar a volta por cima e manter acesa a chama da velocidade, a força de competir e de querer ser o mais rápido, pois foi assim que se tornou o "ILL DOTORE".

E pra realmente fechar e não ficar enrolando que nem bêbado indeciso pedindo sempre mais uma saideira, vai aqui a opinião de quem realmente conhece do assunto deixando sua opinião sobre a ida de Rossi a Yamaha.

Fausto Macieira fala sobre a ida de Rossi a Yamaha, clique aqui.
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Por falar em Moto Gp, saca só o belíssimo cartaz do grande prêmio japonês no circuito de Motegi, adorei o estilo mais anos 80, lembrando que a corrida será dia 14 de Outubro.

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