segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Férias frustrantes...

1Estados Unidos GP dos EUA10 de MarçoPhoenix
2Brasil GP do Brasil24 de MarçoInterlagos
3San Marino GP de San Marino28 de AbrilÍmola
4Mónaco GP de Mônaco12 de MaioMonaco
5Canadá GP do Canadá2 de JunhoCircuit Gilles Villeneuve
6México GP do México16 de JunhoHermanos Rodriguez
7França GP da França7 de JulhoMagny-Cours
8Reino Unido GP da Inglaterra14 de JulhoSilverstone
9Alemanha GP da Alemanha28 de JulhoHockenheimring
10Hungria GP da Hungria11 de AgostoHungaroring
11Bélgica GP da Bélgica25 de AgostoSpa-Francorchamps
12Itália GP da Itália8 de SetembroMonza
13Portugal GP de Portugal22 de SetembroEstoril
14Espanha GP da Espanha29 de SetembroCatalunya
15Japão GP do Japão20 de OutubroSuzuka
16Austrália GP da Austrália3 de NovembroAdelaide

Ninguém aguenta mais essas férias da F1... Tem que inventar inúmeros assuntos, ler inúmeros absurdos (viram sobre o ranking que colocou o Massa e o Bruno abaixo do Ricciardo nessa temporada? eu li o título e cliquei em PULO...)
Pois então: Lembro dessa temporada acima, 1991, com muito carinho. Obvio que muitos que sabem que sou Sennista dirão que lembro de tal temporada pelo Tri Campeonato. Também. Talvez seja o principal motivo. Mas o que me faz citá-la hoje, é pelo calendário que considero exato, que aquele ano tinha;
Se não vejamos: O campeonato começava em 10 de março. Para mim, do Rio Grande do Sul TCHÊ, é uma data excelente, começo de outono, e ainda mais com uma prova nos EUA. Eram cinco da tarde, também conhecida como 17 horas, quando a F1 começava a sua peregrinação por 15 países, considerando que San Marino é na verdade em Ímola na Itália...
O que mais me chama a atenção é a forma de distribuíção do calendário: Começa nas Américas, do Norte e do Sul (Sim prefiro a prova Tupiniquim em Março...) Três semanas de parada. Todo mundo cansado com os testes de pré-temporada e mais as provas fora de casa...A volta para a Europa, via Ímola e Mônaco, a volta a América e depois a temporada européia bruta, com a sequencia Infalível, que todos tinhamos na ponta da Lingua: França, Inglaterra, Alemanha, Hungria, Bélgica,Itália, Portugal e Espanha; Essas com muito mais charme até mesmo pela expectativa das mudanças nas pinturas por causa da proibição do tabaco (sim novamente, eu tinha 8 anos na época e pintava os carros com patrocínio e sem...)
O professor Alain Marie em Phoenix. Segundo Lugar para ele!!!

E aí a famosa parada de três semanas, era a segunda da temporada. Para que todo mundo descansasse o suficiente para enfrentar 40 dias fora de casa com Japão e Austrália.

Desse calendário apresentado, saliento que Magny Cours e Barcelona eram estreantes. O resto era conhecido e reconhecido da F1. A mais nova fora o circuito francês do quintal de Guy Ligier,e o circuito que era considerado padrão e espetacular na Catalunya,(que coisa não??)  era Phoenix, que estreara em 1989. Mas provas de rua sempre foram o foco nos EUA naquela época, vide Dallas(tá tá, aquilo nem dá para chamar de circuito...), Detroit (meu favorito)...
Os italianos da Jordan em Suzuka 1991; Pode to be?


E lendo esse post, comparem com hoje em dia. Tem a questão Tilkódromos. Sim, mas o Hermann Tilke faz o que a FIA e sua patota redigem como circuito para F1. Ele é o menor culpado disso tudo. Mas não é no mínimo triste acordar na madruga para ver o TL1 do GP da Índia? Ou então lembrar do circuito inacabado da Coréia em 2010?

O crescimento técnológico e financeiro da F1 cria essas aberrações; Temos que conviver com ela. E aguentar essas 4 semanas de férias justíssimas para o pessoal do circo lembrando que teremos ainda Coréia, Índia, abu Dhabi (????) para aguentar. E o pior. Um calendário que faz com que termine a temporada no fim de Novembro!!! é muita prova para pouco tempo. De Março a Novembro, 20 provas em 8 meses...
Largada do exótico Gp Da Austrália 1991


Com esse calendário apertado, criam-se aberrações de não pode testar, não pode isso, não pode desenvolver em pista, e tals...

Será que algum dia isso irá melhorar? Espero que sim. Gostaria muito de voltar a assistir F1 de duas em duas semanas com alguma lógica de onde assistimos. Pois todo ano ameaçarem tirar Spa Franconchamps ou Montreal do Calendário por Gps na Rússia, Grécia, e tals, não dá!

PS: Aposta: O Gp de Austin termina em no máximo três anos. O de rua de Nova York se sair dará certo....

Abração a todos!
Roberto Taborda
@roberto_f183


Fonte: Calendário Wikipédia
Fotos: Arquivo retirado da Internet.

2 comentários:

Gustavo Barbeiro disse...

Gosto muito dessa temporada de 1991 também (foi a primeira temporada que vi completa) mas lembro bem dela até hoje por causa do jogo de F1 da Microprose (F1GP) para PC , era bom demais para a época...

Anônimo disse...

Sem dúvida nenhuma em termos de pistas foi um calendário muito bonito!!!!!!!!! E você não gosta de Dallas????? HAHAHAHAHAHAHA Eu acho um circuito dificílimo, pena só ter durado um ano e pelos motivos que foi. rs E Phoenix também(a versão 91) é muito bacana, mas repito a pergunta de Murray Walker no "Lap of the Gods "Quais as razões de nunca correr em Road America depois de ter saído de Watkins Glen?"