segunda-feira, 30 de março de 2009

Velocidade no detalhe a volta...



A HISTORIA SENDO ESCRITA NA MINHA FRENTE!

EU direi ao meu futuro descendente, podem ter certeza! Direi a ele que vi, numa era onde o dinheiro e a tecnologia imperam, uma equipe de garagem, sem patrocínios, com carro todo branco, macacões idem, apenas os macacões dos mecânicos pretos para diferenciar, vencer as poderosas Ferrari, McLaren, BMW, Renault entre outras... Mas vamos aos motivos, AO MEU VER, desse furacão Brawn- Mercedes:

  1. Competência na direção: A Honda tinha como principal característica a falta de comando firme na produção do bólido. Eram dois Túneis de vento, um no Japão com a sua calibragem. Outro na Inglaterra com a sua calibragem. E a troca de informações não tinha com ser correta afinal, como trabalhar com duas calibragens diferentes na produção do mesmo carro? A Brawn se livrou disso, a direção da equipe está com quem realmente sabe o que está fazendo e tem um túnel de vento. O necessário nesses tempos de contenção de despesas, sem testes durante a temporada...
  2. Competência na pista: Sim, Button e Barrichello são pilotos execrados, a muito tempo, na F1. Mas quem e conhece sabe que sempre defendi os dois sobre o asfalto. Se falam demais, ou não se dedicam como deveriam, aí é outra área de critica. Mas no asfalto, na zebra, na competição são pilotos competentes sim senhor! Sabem conduzir provas na frente, são vencedores, são poles, participaram de esquemas grandiosos, tradicionais e vencedores. Então, porque não acreditar neles?
  3. Competência na leitura: Ah, esse é para mim o grande trunfo da equipe. Afinal, a Brawn, de alguma forma, conseguiu extrair o que pode do novo regulamento ( P.S= Afinal a FIA acertou...) e o extrator tão falado, para mim não é tudo. O carro é rígido, nota-se na onboard que o carro não tem nenhum tipo de vibração. A suspensão tem um desenho diferente, e a entrada de ar lateral, é bem mais alta que os seus adversários (fora a McLaren... Alias, o motor Mercedes não necessita será de muita refrigeração?) e o ar passa muito bem para a área traseira. O extrator recebe muito mais ar, e isso é o que no meu ver, dá essa vantagem a Brawn.
  4. Harmonia: Vcs notaram com a equipe está em harmonia? Estão bêbados de felicidade, vejam como o Button desceu do carro, direto ao Rubens. E o Rubens hein? Até a sorte que nunca foi o seu forte, apareceu em Albert Park. Aquele choque entre Kubica e Vettel foi providencial alem de mostrar que é importante estar no lado certo na hora certa.

Alias sobre Vettel e Kubica, esses dois são a grande atração da temporada fora as grandes estrelas. Esses dois são os candidatos a grande ídolos, e fazem tudo para isso corretamente. A manobra de Kubia foi afobada? Sim, mas ele queria a posição. O Vettel foi muito otimista? Foi, mas ele não vendeu a posição por comodidade de pontuação. Esse ficarei de olho.

Esse ano pretendo premiar os pilotos com troféus simbólicos, vamos aos primeiros ganhadores:

  • Premio Schumacher: Para Button. Pole, sempre na frente, sem ser incomodado, e vitória inconteste;
  • Premio Nakajima: Para quem será hein? Para Kazuki, o filho Nakajima. Alias, a MUITOS ANOS não via rodada por excesso de giros no motor...
  • Premio Ralf-Montoya: Para Fisichella e Sutil. Quase se acharam na pista.
  • Premio Gilles: Para Vettel. Queria acabar a prova com três rodas. Não deu também...
  • Premio hilário do fim de semana: Vai para o meu amigo Ivan Capelli. O seu ao vivo foi hilário e muito informativo. Mas as risadas foram muito grandes! Valeu Capelli.

Forte abraços a todos, estarei de volta segunda que vem

Roberto “Bob” Taborda

Uruguaiana Rs

henriquef183@hotmail.com

Nenhum comentário: